Instituto Aromeiazero leva impacto social da bicicleta à Velo-city Conference 2026
A Organização levou o impacto de projetos como o Rodinha Zero e o Bike Arte para um dos principais eventos globais sobre mobilidade ativa e ciclismo.
Na última semana, o Instituto Aromeiazero esteve presente no Velo-city Conference 2026, realizado em Rimini, na Itália, usando a bicicleta como motor para debater pautas de impacto social, inclusão e transformação urbana.
Durante o evento, o diretor de Desenvolvimento do Instituto, Murilo Casagrande, apresentou o impacto social do Rodinha Zero, projeto voltado à educação de crianças para o uso da bicicleta, e o Bike Arte, iniciativa que conecta arte urbana, cultura e ocupação dos espaços públicos.
No painel dedicado à educação para o ciclismo, o Rodinha foi apresentado como uma experiência que estimula autonomia, confiança e acesso à bicicleta desde a infância. O projeto já impactou mais de 6.300 crianças brasileiras.
No painel sobre arte e infraestrutura cicloviária, o Instituto Aromeiazero mostrou como Bike Arte, através de suas intervenções culturais, vem transformando ruas, praças e territórios em espaços de encontro, pertencimento e cidadania.
A participação no evento marcou, sobretudo, mais um quilômetro na pedalada internacional da Organização, que integra a conferência desde 2023, compartilhando práticas voltadas à mobilidade ativa, à redução das desigualdades e à construção de cidades mais humanas. A presença do Instituto Aromeiazero na Velo-city Conference teve patrocínio institucional do Itaú Unibanco e apoio da European Cyclists’ Federation junto a Novo Nordisk.
Velo-city 2026 reúne a comunidade global do ciclismo em Rimini
A edição de 2026 da Velo-city marcou o retorno da principal conferência mundial sobre ciclismo à Itália após 35 anos. Realizado em Rimini, o encontro reuniu mais de 1.500 participantes de mais de 60 países, entre representantes de organizações da sociedade civil, administrações públicas, universidades, empresas e formuladores de políticas públicas.
A programação contou com conferências, workshops e atividades voltadas ao planejamento urbano, à infraestrutura cicloviária, à integração entre diferentes meios de transporte, ao turismo ativo, à saúde pública e às políticas de inclusão. Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos: criação de ambientes urbanos funcionais e inspiradores, promoção de estilos de vida ativos, multimodalidade, turismo sustentável e inclusão social.
Entre os destaques da programação esteve a Bike Parade, realizada no dia 17 de junho e aberta ao público.



