Janeiro
Em janeiro, planejamos os projetos de 2022 e demos início às contratações de novos colaboradores. O projeto Pedala Macaé ganhou reforços e se preparou para a realização de 5 turmas do curso Viver de Bike que se formaram em 2022 e para o chamamento da Bikeatona Pedala Macaé, que capacitou 8 coletivos e financiou 4 projetos locais.
Fevereiro
Em fevereiro, intensificamos o diálogo com a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, ligada à prefeitura da cidade, e estivemos na cidade para a inauguração da ciclovia de Piratininga. Ao longo de 2022, a parceria cresceu e para 2023 tem mais.
Março
Abril
Em abril, com patrocínio do Itaú Unibanco, o projeto Mais Bicicletários avançou no estudo e na articulação com os gestores de bicicletários na Grande São Paulo. Em parceria com a Ciclocidade, promovemos ciclodebates, realizamos o evento CT no Pedal em Cidade Tiradentes, e com o coletivo Bike Zona Sul, realizamos uma campanha virtual para sensibilizar a sociedade civil sobre o tema.
Maio
Já em maio, em parceria com Henrique Avancini, Semexe, Black Tiger Studio e Cannondale Brasil, o Aromeiazero promoveu o curso Avança na Mecânica, com carga horário ampliada na disciplina de mecânica de bike. Foram 700 inscritos e a turma formou-se sem evasões e com diversidade de mulheres e pessoas trans e com 80% das pessoas pardas e pretas.
Junho
Em junho, a convite da Necta, estivemos no mês de junho no Parque da Mobilidade Urbana 2022 – PMU, que promoveu debates sobre cidades e veículos. Ao longo do evento, expusemos uma série de obras do Bike Arte e participamos com parceiros da programação de palestras. Além disso, lançamos o relatório da edição Bike-a-Thon Centro, hoje chamada de Bikeatona. Também nos tornamos parceiros do Garupa Podcast (ouça aqui), e realizamos mais uma edição do Desafio 60 com a Bloomberg, que doou bicicletas para a Rede Beija-Flor.
Julho
Em julho, o Pedala Macaé inaugurou o Bicibase no bairro Parque Aeroporto, deu início a novas turmas do curso Viver de Bike e selecionou os quatro projetos incentivados na Bikeatona 2022. Na escola EMEI Afonso Corrêa Sabino, cerca de 250 pessoas, dentre elas voluntários da Ocyan, participaram da oficina do Rodinha Zero e das ações de proatividade climática. No segundo semestre, a articulação com o legislativo também se intensificou e a equipe do Pedala Macaé esteve presente e atuante na Audiência Pública sobre ciclovias na cidade. Também em julho, celebramos um ano de parceria com o Síndiconet.
Agosto
Em agosto, estivemos presentes no Shimano Fest com uma exposição do Bike Arte itinerante, em parceria com a Dream Bikes. A venda de pôsteres dos artistas parceiros do Bike Arte, tem renda revertida para os projetos do Aro. Também formamos a 1ª turma do Avança na Mecânica, com 0% de evasão. No mesmo mês, lançamos novos materiais de mobilização da campanha Bike Parada Não Rola e doamos bicicletas para os parceiros Bike Anjo, Imargem e Projeto Gol da Vida.
Setembro
No Mês da Mobilidade de 2022, o Aromeiazero completou 10 anos da sua formalização como Organização sem fins lucrativos. Uma década de trabalho e aprendizados que trouxeram a gente até aqui.
Em setembro, a UCB e organizações parceiras promoveram a campanha Mobilidade Sustentável nas eleições, para sensibilizar os eleitores sobre os temas de mobilidade urbana e agenda climática nas vésperas dos pleitos estaduais e federal.
Outubro
Em outubro, apresentamos o documentário “Outro Rolê”, de Guilherme Valiengo, e promovemos um debate sobre ciclologística e políticas públicas para bicicleta. Estiveram presentes Rogério Rai, coordenador de projetos no Aromeiazero, no Pedale-se, entre outras iniciativas, e a arquiteta e urbanista Suzana Leite Nogueira. Antes da exibição do documentário, foi feita revisão básica de bicicleta para os primeiros que chegarem.
Novembro
Em novembro, promovemos o Festival Pedala Macaé. Foram mais de 50 bikes revisadas na oficina de mecânica, 76 crianças atendidas no espaço do Rodinha Zero, 400 mudas distribuídas em troca 141 quilos de resíduos recicláveis para coleta seletiva.
No final de novembro, também realizamos mais um Desafio 60, desta vez com 140 voluntários da empresa Fico. Ao todo, 28 bicicletas foram montadas em 60, que somadas a mais duas bikes, totalizaram a doação de 30 bikes à ONG Projeto Casulo.
Dezembro
Em dezembro, alcançamos 100% da captação necessária para a realização do Bike Arte e do Rodinha Zero através de Leis de Incentivo Federais, com os parceiros Redecard, Itaú Unibanco, Ticket e Westrock – no Bike Arte – e NTS, Instituto EDP e Green4t – no Rodinha Zero.
A Ocyan também confirmou a renovação do projeto Pedala Macaé, bem como nosso Patrocinador Institucional, Itaú Unibanco, a continuação do projeto Mais Bicicletários. Recebemos o Selo Bicicleta Brasil do Ministério do Desenvolvimento Regional pelas ações de inclusão por meio do uso de bicicletas.
Além disso, fomos a ONG escolhida por um dos colaboradores da Bloomberg para receber a bonificação por horas de voluntariado.