1. Home
  2. »
  3. Nosso impacto

Nosso impacto

Atuando desde 2012, o Instituto Aromeiazero soma mais que números, multiplica oportunidades e ajuda a transformar histórias através de cursos, oficinas, projetos e parcerias inovadoras.

Estamos em constante evolução, buscando aprimorar nossa atuação e medir nosso impacto. Nessa jornada, alguns passos foram importantes para nos apoiar até aqui e impulsionar nosso trabalho cada vez mais.

NOSSOS NÚMEROS

1
Projetos e ações em todo o Brasil
10
Pessoas aprenderam sobre mecânica de bicicleta e outros conteúdos.
+ 1 mil
Bicicletas foram arrumadas em oficinas e eventos
+ 1 mil
Crianças pedalaram com a gente
+ 0 mil
Pessoas que participaram dos nossos festivais

EIXOS DE ATUAÇÃO

GERAÇÕES FUTURAS

Utilizar a bicicleta para ampliar as liberdades individuais dos ciclistas do futuro, sejam crianças, jovens ou idosos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica.

pedala macaé
Rodinha Zero
ARTE E CIDADANIA

Promover o direito à cidade, democratizar o espaço público e transformar as ruas em locais de convivência e sensibilização para a cidadania, inovação, diversidade e cultura.

Ciclo Voador
pedala macaé
AUTONOMIA E INCLUSÃO

Gerar renda de forma digna e inclusiva através da bicicleta, priorizando as periferias da cidades e o fortalecimento da economia local por meio da mobilidade mais saudável, acessível e limpa.

mais bicicletários
pedala macaé
bikeatona
Viver de Bike

De forma geral, são eixos complementares e em muitas edições os projetos mobilizam mais de um, ainda que sejam monitorados a partir do seu eixo principal como relacionados acima. O Aro ainda realiza programas como o Pedala Macaé e a campanha Bike Parada Não Rola que combinam diferentes projetos na sua atuação.

Teoria da mudança

Com apoio da MOVE e patrocínio do Itaú, já construímos quatro Teorias da Mudança para o Aromeiazero. A primeira delas é institucional, e diz respeito a nossa atuação de forma ampla e transversal. A outras três se debruçam nos projetos Viver de Bike, Rodinha Zero e Bike Arte. 

As metodologias adotadas na construção de Teorias da Mudança variam um pouco, mas todas pretendem encontrar os principais objetivos, resultados, atividades chaves e impactos gerados. É um exercício de síntese para que as organizações e projetos tenham um olhar macro para avaliar suas decisões ao longo do tempo.

NoticiARO

Festival Bike Arte Brasil em Campo Bom (RS) oferece oficinas educativas e culturais

No dia 29 de março, o Festival Bike Arte Brasil chega a Campo Bom (RS) para transformar ruas e espaços públicos em um grande palco cultural, promovendo a mobilidade urbana

Retrospectiva 2024

Se você pensou que em 2024 a gente tinha feito tanta coisa que já não caberia mais em uma retrospectiva, acertou! Mas parece que, em meio às tantas conquistas e

Dia Internacional das Mulheres: conheça ciclistas pioneiras que marcaram a história

Neste dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é importante lembrar o papel das ciclistas na transformação da mobilidade urbana. Assim como lutam pela democratização de um transporte limpo

Pedágio urbano e qualidade de vida: uma ponte entre Nova York e o Brasil

Na primeira semana do ano, Nova York tornou-se a primeira cidade dos Estados Unidos a implementar o pedágio urbano, uma medida que visa desestimular o uso de veículos automotores em