1. Home
  2. »
  3. Institucional
  4. »
  5. Instituto Aromeiazero faz parte da estratégia do Itaú Unibanco de fortalecer o uso da bike

Instituto Aromeiazero faz parte da estratégia do Itaú Unibanco de fortalecer o uso da bike

Há 10 anos um dos maiores bancos patrocina institucionalmente a ONG brasileira

O Instituto Aromeiazero, organização que promove projetos através da bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais verdes e resilientes, conseguiu, pelo décimo ano consecutivo, ser uma das instituições, dentre tantas outras, patrocinadas pelo Itaú Unibanco.

Desde 2011, às suas iniciativas promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Nessa jornada, alguns apoios foram importantes para apoiar a ONG na realização de projetos.

A partir de 2014, 3 anos depois, o Instituto conseguiu o seu primeiro patrocínio, sendo dele o do Itaú Unibanco. O  primeiro apoio do banco foi no Bike na Batata, projeto feito para o lançamento do Bicicletário do Largo da Batata. Já em 2015, apoiou o Pedala Armênia, festival com formação de mecânica para comunidade local e outras atividades para diminuir o vandalismo nas bicicletas do Bike Sampa naquela região. Em 2016, aconteceu o primeiro patrocínio institucional – através dele foi possível estruturar a área administrativa e de comunicação e tirar do papel o projeto Viver de Bike, uma iniciativa que se estrutura a partir de um curso de empreendedorismo e mecânica de bicicletas, com aulas abertas e ações comunitárias.

E a parceria seguiu, em 2017 o Aro cresceu em reconhecimento nacional e internacional, com participação nas edições do Velo-City e do Fórum Mundial da Bicicleta. Além disso, passou a desenvolver o Desafio 60 – voluntariado empresarial com diferentes áreas do banco. O Bike Negócio, projeto que usou metodologia da Agência Besouro para capacitar e acelerar negócios com bicicleta de microempreendedores com aulas em São Paulo e Queimados, também ganhou o apoio da empresa. E, ainda em 2017, a ONG também esteve durante seis meses no distrito de Cidade Tiradentes, Zona Leste da cidade, com um projeto que aproximou e educou a população local quanto ao uso das bicicletas da Estação Bike 12 Horas Cidade Tiradentes.

Entre 2019 e 2020, o Aromeiazero pode investir na estruturação da estratégia de atuação a partir da contratação de consultoria para elaboração da Teoria de Mudança e dos primeiros Objetivos e Resultados Chave (OKRs); E, com apoio da Tembici, que opera as Laranjinhas do Itaú, criaram um curso de mecânica básica do Projeto Novos Caminhos, voltado para capacitar imigrantes com aulas de mecânica de bike.

Já em 2020 e 2021, o  apoio do Itaú Unibanco foi fundamental para que a ONG sobrevivesse à pandemia do Coronavírus. Com essa parceria foi possível ampliar a atuação para todo o Brasil com os cursos e projetos online. Também foi possível lançar o Guia Aro, um e-book gratuito sobre como replicar os três principais projetos (Bike Arte Brasil, Viver de Bike e

Rodinha Zero). Além disso, também possibilitou contratar uma consultoria para elaborar a matriz de mensuração de impacto e ferramentas para deixar os resultados ainda mais efetivos e mensurados. Investir em diversidade e no letramento da equipe, bem como na contratação de uma auditoria independente (2023), também foi possível com o patrocínio do banco.

O Aromeiazero tem um combinado de o valor do aporte institucional do Itaú Unibanco não passar dos 25% do total captado, para evitar a dependência. A média nesses 10 anos ficou em 8%, um terço do combinado, devido à mobilização de mais empresas e doadores.

O desafio das ONGs 

Muitas doações, investimentos sociais e patrocínios são quase sempre destinados a projetos e não às organizações. Por isso, é super importante construir relacionamentos de longo prazo com doadores, investidores e parceiros que valorizam a missão da organização e entendem a importância de apoiar sua infraestrutura e operações fundamentais. Além disso, demonstrar impacto consistente e transparente ao longo do tempo pode ajudar a estabelecer a confiança necessária para receber apoio contínuo para todas as áreas de atuação da ONG.

“Com mais um ano tendo o Itaú Unibanco como patrocinador, só nos faz pensar na importância da injeção de recursos flexíveis a longo prazo, pois entendemos que uma transformação não ocorre a partir de apoios sazonais. Recursos flexíveis a longo prazo proporcionam estabilidade financeira às organizações, permitindo planejar e executar programas e iniciativas de forma consistente ao longo do tempo, sem interrupções causadas pela dependência de apoios sazonais. Um super obrigada ao Itaú Unibanco por acreditar em nosso trabalho e impacto” comenta Murilo Casagrande, diretor do Aromeiazero.

Desde 2011, o Instituto Aromeiazero já realizou mais de 150 projetos e ações em todo o Brasil, mais de 2.400 pessoas aprenderam sobre mecânica de bicicleta e outros conteúdos, mais de 48.600 mil pessoas participaram dos festivais, aproximadamente 6.292 crianças pedalaram com a Aromeiazero e mais de 4.930 bicicletas foram consertadas em oficinas promovidas nos eventos. E, esse apoio do Itaú Unibanco é necessário para cobrir parte das despesas fundamentais para o desenvolvimento organizacional,que infelizmente não são cobertas ou não podem ser captadas.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress