Fortaleza vem apostando em iniciativas como o Pedala Mais para melhorar a infraestrutura cicloviária e em programas que promovem a Economia Circular, como o Mais Fortaleza. O projeto ReCiclo é uma das ações que destaca a coleta de resíduos com triciclos elétricos, colaborando com associações de catadores.
O Instituto Aromeiazero está propondo apoio consultivo para implantar o “Bike Parada Não Rola” e o “Viver de Bike”, com foco na constituição do GRAU Fortaleza. A proposta consiste em cinco etapas: mapeamento, que inclui apresentações e um intensivão; adaptação do Caderno Viver de Bike e materiais de comunicação; lançamento da campanha BPNR no contexto das coletas de recicláveis do Recicla Mais; formação de quatro turmas do Viver de Bike; e, por fim, a avaliação de resultados e planejamento da continuidade.
O Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) é o contratante com parcerias da Citinova, LabFOR, SCSP, AMC, e os programas Pedala Mais e Mais Fortaleza. O projeto terá duração de agosto a dezembro, com contrato válido de julho a janeiro. A sede das atividades será na Autarquia Municipal de Trânsito – AMC, localizada na Av. Desembargador Gonzaga, 1630 – Parque Iracema, Fortaleza-CE.
Os indicadores de sucesso serão definidos em conjunto, baseando nos projetos do Instituto, já utilizados pelo Viver de Bike e Bike Parada Não Rola.