Recife, março de 2024. No dia 04 de maio, Recife recebe o Ciclo Voador, festival de edição única com o objetivo de colocar luz sobre questões urgentes: mobilidade urbana, cidades e justiça climática. Realizado pelo Instituto Aromeiazero, a iniciativa abrange uma extensa programação que inicia com oficinas temáticas – as Prévias – e culmina com um Festival gratuito no dia 04/05, na Quadra da Vila Vintém, zona norte da cidade.
“A gente acredita que as pessoas têm o direito de ocupar as ruas, bairros e cidades, e isso se realiza através da cultura, mobilização social e participação ativa do território na sugestão, avaliação e implementação de intervenções urbanas para uso coletivo”, afirma Carol Pires, coordenadora do Ciclo Voador.
O Festival chega à cidade em um momento desafiador. Segundo relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Recife é a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do nível do mar. Isso se dá por vários motivos: poluição, aquecimento global, descarte incorreto de resíduos sólidos, uso excessivo de recursos ambientais, proximidade das construções urbanas com a linha costeira, dentre outros.
“A gente quer chamar atenção do poder público e fomentar ainda mais a discussão acerca de meios de transporte sustentáveis, como a bike”, explica Carol.
Para isso, o Festival Ciclo Voador chega para somar com quem já está há anos lutando por uma cidade para todas/os/es e propõe uma celebração com arte urbana e bicicleta. E em articulação com diversos coletivos, grupos culturais e sociais do Recife e RMR, promove uma programação democrática para fomentar a cultura da bicicleta, de modo que prevaleça a escala humana e a mobilidade ativa. As atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.
O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Aromeiazero, com patrocínio do Grupo Société Générale e da Shimano, em parceria com Associação de Moradores da Vila Vintém, Ameciclo, Bike Anjo Pernambuco, Bike Livre, Bike Sem Barreiras, Enxame, La Ursa, Meninos do Asfalto, Pedal Duplo Acessível, Paixão Por Antigas, Recife BiciPolo e Tubas.
Para saber mais, acesse: https://www.aromeiazero.org.br/ciclovoador
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.
Redes sociais do Aromeiazero
Instagram: https://www.instagram.com/aromeiazero/
Facebook: https://www.facebook.com/Aromeiazero/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/instituto-aromeiazero/
Youtube: https://www.youtube.com/c/Aromeiazero
Twitter: https://twitter.com/aromeiazero