Além de contribuir significativamente para a saúde, os benefícios do uso da bicicleta para o meio ambiente indicam mais uma vantagem. Isso porque, diferentemente dos automóveis, por exemplo, a bike não emite poluentes, não gera congestionamentos, é econômica, etc.
Em comemoração aos dias da Bicicleta e do Meio Ambiente, o Instituto Aromeiazero em parceria com o Ateliê Navio, Urban 95 e Prefeitura de Jundiaí, realizará o Rodinha Zero. A iniciativa acontece a partir das 10h e pretende reunir mais de 300 crianças, que com os voluntários do Instituto, irão aprender a pedalar sem as rodinhas de apoio.
“Pedalar sem pedal faz com que o foco maior esteja no equilíbrio, fazendo com que tenhamos crianças mais preparadas para o imprevisto e com maior coordenação motora, e adeptas ao pedal. Esse é o primeiro projeto que realizamos em Jundiaí, esperamos que a criançada goste e siga pedalando por aí”, comenta Murilo Casagrande, diretor do Instituto.
Além do empréstimo das bicicletas, a ONG oferecerá capacete, coletes e camisetas. E, ao final do dia 03, irá doar 20 bikes para as crianças. Essas bicicletas são provenientes da campanha Bike Parada Não Rola, iniciativa também do Instituto que busca recolher e revisar bicicletas abandonadas em condomínios residenciais.
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.