Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2024 – Por meio da bicicleta é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva das crianças, e propiciar estímulo do equilíbrio, ritmo e coordenação dos movimentos. Sabendo desses e de tantos outros benefícios, o Instituto Aromeiazero irá realizar de 18 a 26 de março, o Rodinha Zero, no município de Cachoeiras de Macacu, e em abril em Japeri.
Com o apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio da EDP, NTS Brasil e Green4T, o projeto já ensinou 217 crianças a pedalar sem as rodinhas de apoio e, agora, com apoio também do Instituto da Criança, desembarca no Rio de Janeiro.
Serão dias de muitas atividades e interação. Além da disponibilização das bicicletas, o Instituto oferece capacete, blusa e squeeze para os pequenos. Ao final das aulas, para celebrar a formação de novos ciclistas, faz um festival e doa bicicletas aos participantes.
“Aprender a andar de bike foi legal, mas andar junto com minhas amigas me ajudou e foi muito mais divertido”, comentou Maria Fernanda – Estágio II B, participante do Rodinha Zero feito em Guarulhos.
Desde 2016, a iniciativa já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas. Em 2019, recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa.
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: https://www.aromeiazero.org.br/rodinhazero.
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.