1. Home
  2. »
  3. Institucional
  4. »
  5. Dia de Doar: a solidariedade é a base da transformação

Dia de Doar: a solidariedade é a base da transformação

Hoje dia 3 de dezembro, comemoramos o Dia de Doar, conhecido internacionalmente como Giving Tuesday, um movimento global criado em 2012 nos Estados Unidos como resposta positiva ao consumismo exacerbado da Black Friday e Cyber Monday. Idealizado pela organização 92Y, em parceria com a Fundação das Nações Unidas, seu propósito é fortalecer a cultura de doação em escala global, mostrando que todos podem contribuir de alguma forma. Esta data é um lembrete de que, por meio de gestos simples, podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo e igualitário. Doar é um exercício de cidadania, uma forma de exercer nossa responsabilidade social e tornar-nos agentes ativos da mudança.  

As organizações do terceiro setor, por exemplo, dependem de contribuições financeiras para realizar seus trabalhos e expandir o impacto de suas ações. No Brasil, existem mais de 800 mil organizações sem fins lucrativos, e as doações são essenciais para que elas continuem a atuar nas mais diversas causas, desde a educação até a promoção de direitos humanos, saúde, cultura e meio ambiente.

Além de contribuir diretamente com a missão de cada organização, as doações ajudam a fortalecer as comunidades, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico. Segundo a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada em 2018, o Terceiro Setor no Brasil é responsável por gerar mais de 6 milhões de empregos e contribui com 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB), evidenciando o impacto positivo que ele exerce sobre a economia e a sociedade como um todo.  

No entanto, de acordo com o levantamento, até 31 de dezembro de 2023 foram registrados R$ 474,9 milhões em doações, representando apenas 33% do montante registrado em 2022, que totalizou R$ 1,4 bilhão. O número de doadores também diminuiu em quase 60%, passando de 397 para 158. Esse cenário aponta para a necessidade de nos unirmos mais que nunca, para garantir que as iniciativas transformadoras sigam seu curso e possam beneficiar ainda mais pessoas.

Aqui no Instituto Aromeiazero, nossa missão é desenvolver projetos sociais, educacionais e culturais que buscam reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais resilientes, com um olhar especial sobre direito à cidade e a mobilidade urbana. Acreditamos que a bicicleta tem um papel fundamental na transformação da sociedade. Através de nossos projetos, buscamos promover mudanças não apenas no modo de vida das pessoas, mas também na forma como as cidades podem se tornar mais inclusivas, sustentáveis e conectadas.

Nosso trabalho é possível graças ao apoio de muitas pessoas e organizações. Contamos com patrocínios de empresas e fundações, leis de incentivo e campanhas, mas também dependemos das doações de indivíduos que acreditam na importância de transformar a realidade de quem mais precisa. As doações são essenciais para manter nossos projetos vivos e garantir que continuemos a impactar positivamente a vida de crianças, jovens e adultos em diversas comunidades pelo Brasil.

O impacto das doações vai além do aspecto financeiro. Quando você contribui, está ajudando a garantir que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de educação, saúde, atividades culturais, etc. As doações financiam essas ações e permitem que as organizações alcancem cada vez mais indivíduos, impactando positivamente vidas. 

Desde 2011, o Instituto Aromeiazero já realizou mais de 150 projetos e ações em todas as cinco regiões do Brasil. Milhares de pessoas aprenderam sobre mecânica de bicicletas e outros conteúdos, participaram dos festivais gratuitos e pedalaram com o Aro. Dezenas de escolas públicas adotaram a bicicleta como ferramenta pedagógica. Sempre buscando atuar nas franjas das cidades e beneficiando principalmente mulheres e pessoas negras e incidindo em políticas públicas.    

Esses resultados só são possíveis com o apoio de empresas e parceiros que acreditam na importância do nosso trabalho. Um exemplo disso é o apoio do Itaú Unibanco, que tem sido fundamental para cobrir parte das despesas organizacionais que, infelizmente, são difíceis de serem captadas por meio de doações diretas, patrocínios, ou editais. Esse suporte permite que possamos dar continuidade aos nossos projetos e, assim, continuar transformando realidades.

Ao apoiar projetos como os desenvolvidos pelo Instituto Aromeiazero, você está contribuindo para reduzir a elevada desigualdade social e ampliar oportunidades e o direito à cidade de pessoas em regiões altamente vulneráveis.

Portanto, o Dia de Doar 2024 é um momento para nos unirmos e refletirmos sobre o que podemos fazer para continuar fortalecendo esses e demais projetos.  

Se você quer se unir a nós nesse movimento de mudança, basta acessar o site www.aromeiazero.org.br/doe, escolher um dos planos de contribuição e cadastrar o seu cartão de crédito. Sua doação pode ser feita de forma simples e segura, garantindo que o Instituto continue sua jornada de transformação.

Ademais, quem quiser colaborar, poderá doar até o dia 31 de dezembro parte do Imposto de Renda.Podemos fazer a diferença e construir um futuro mais solidário e mais igualitário para todos. Também aceitamos doações de bicicletas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Sua contribuição pode transformar a vida de muitas pessoas!

 

 

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress