Bicicleta como ferramenta de conexão entre negócios, entregadores e consumidor final
Com atuação desde 2020, o Delivery Justo faz parte do Viver de Bike, projeto que tem como principal frente um curso gratuito de mecânica e empreendedorismo. Ambas as iniciativas são desenvolvidas pelo Instituto Aromeiazero, organização que promove projetos sociais através da bike para reduzir as desigualdades e tornar as cidades mais verdes e resilientes, e objetivam promover alternativas mais transparentes, dignas e sustentáveis para pessoas entregadoras.
Tendo como apoiadores a Fundação Tide Setubal e o Galpão ZL, a campanha começou em meio a pandemia, em agosto de 2020. Alguns pequenos comércios foram pegos de surpresa, muitos não tinham serviços de delivery e as altas taxas cobradas por grandes aplicativos inviabilizavam o negócio. Do outro lado, o aumento do desemprego e a falta de apoio governamental, como distribuição de renda emergencial, fez com que muita gente aceitasse qualquer tipo de trabalho. Ao mesmo tempo, as compras onlines explodiram e o delivery passou a se tornar essencial. No entanto, mesmo sendo considerado um serviço essencial, os valores pagos por entrega foram reduzidos.
Pensando em inverter a lógica e conectar os negócios locais com quem pedala nas regiões, principalmente nas periféricas, favorecendo o trabalho próximo de casa, transparente e sem taxas, que o Delivery Justo foi criado.
As primeiras pedaladas
Ainda em 2020, foi criado o Delivery Justo online, formação voltada para entregadores de bike, profissionais que desempenhavam e ainda desempenham um serviço essencial na manutenção do isolamento e na sobrevivência de diversos negócios. Informações sobre como fazer entregas sem depender de intermediários, as vantagens de trabalhar usando a bike, dicas de segurança, e como adaptar a operação em bares, lanchonetes, restaurantes e outros pequenos negócios, diminuindo os prejuízos causados pela crise, fazem parte dos conteúdos abordados nas aulas.
Junto com o Galpão ZL, foi lançado um curso online e gratuito para pessoas interessadas em fazer entregas de bicicleta com mais autonomia e segurança. O curso tem 6 aulas de 1 hora de duração cada, e pode ser cursado via canal do Youtube do Aromeiazero.
Em 17 de junho de 2021, pelas ruas de São Miguel Paulista, estreou a Bike Som. Trata-se de uma caixa de som na bike para difundir informações e cultura no bairro, criando identidade e conexão entre a comunidade e o Galpão ZL. A estreia foi durante o cortejo para celebrar o aniversário de 12 anos do Ponto de Leitura, um dos únicos no extremo leste de São Paulo e que na pandemia entregou milhares de livros, por meio da Bike Literária – projeto de democratização das bibliotecas a fim de incentivar a literatura. Ao todo foram entregues mais de 2 mil livros em 1 ano de atividade da Bike Literária.
Segundo Malu Gomes, da Fundação Tide Setubal do Galpão ZL, local de referência e cultura do bairro de São Miguel, único ponto de leitura que ficou aberto no território durante a pandemia. “A bike literária é necessária para democratizar o acesso à literatura na periferia. Além disso, é também uma forma de entregar afeto para pessoas que estão tão necessitadas de carinho, principalmente em momentos como este”.
Em fevereiro de 2022, começou o Delivery Justo no Jardim Pantanal em parceria com o Espaço Alana. Ao todo foram 6 aulas presenciais, totalizando 18 horas de curso com conteúdos como: Poder Transformador e Pedalar na Cidade; Mecânica básica de bicicleta; Educação financeira; Navegação e roteirização e atendimento ao cliente.
Por meio deste mesmo projeto, foi realizado no dia 14 de dezembro de 2022, no Galpão ZL o Dia C de Ciclologística, feito pelo Banco Mundial e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) junto ao Instituto Aromeiazero, Scambo e pesquisadores do Insper. O objetivo era debater os benefícios da bike e discutir sobre os potenciais econômicos desse meio de transporte, além de levar literatura e vagas de trabalho para moradores do extremo leste de São Paulo. Neste dia, temas como a criação de mini terminais logísticos regionais, plano de expansão da malha cicloviária, fortalecimento das entregas de bicicleta durante a pandemia, dificuldades que cicloentregadores enfrentam no dia a dia e os benefícios deste meio de transporte, para além do pilar ambiental, foram debatidos e quem passou pelo Galpão ZL também pode conferir a exposição de veículos cargueiros oferecida pela Fast Via, Dream Bike, Zity, SOS Bikes (Clube Santuu) e Carbono Zero.
O SEBRAE deu uma aula sobre abertura, formalização, custos e dívidas do MEI e seguiu o dia prestando assessoria para empreendedores da região. A Carbono Zero e a Unlog coletaram informações de pessoas interessadas em possíveis vagas de trabalho, inclusive imigrantes, no ‘Balcão de Empregos’. Aliança Bike, Shimano, Tembici e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) enriqueceram os debates com dados e pesquisas sobre cicloentregas.
O evento também serviu de insumo para a criação do Manual de Ciclologística publicado pela Prefeitura de São Paulo. O desenvolvimento do material tem como base as especificidades do modo cicloviário, particularidades das diferentes regiões da cidade de São Paulo e os impactos econômicos, ambientais e sociais desse modo. O Manual ainda prescinde de mais ações práticas da Prefeitura, para aplicar na prática o que está descrito ali.
Geração de renda de forma autônoma
No contexto do Delivery Justo, surge também o coletivo de entregas por bicicleta CicloLog Leste, criado em 2020, para promover ciclo serviços na região leste de São Paulo, gerando renda local e digna em territórios periféricos. A iniciativa, gestionada por pessoas do território e com o apoio do Aromeiazero e do Galpão ZL, realiza desde entregas de produtos, passando pelo mapeamento de rotas ciclísticas, e os trabalhos de ciclo divulgação, como a própria Bike Som, trazendo uma economia tanto para os entregadores como para as empresas que utilizam a ciclo logística como negócio.
É importante ressaltar que as iniciativas da Ciclolog Leste, que se formou no Delivery Justo e passou a ter independência própria, são excelentes aliadas para colocar em prática as agendas ESG de empresas e companhias. Em 2022, foram 3.650,98 Km rodados pelos 14 entregadores, dentro do bairro Lapenna e região, deixando de emitir mais de meia tonelada de CO2. Entre as metas do coletivo está o aumento de clientes; geração de renda local com diminuição do movimento pendular de entregadores; e atingir 10 mil km através da pedalada.
Para Marcos Patako, ex-entregador da Ciclolog Leste, trabalhar no coletivo é estar com o pé no futuro. “Sinto que tenho uma perspectiva de horizonte em um mundo mais sustentável, democratico e anti racista, atualmente não estamos nessa realidade, porém nosso plantio é constante para essa perspectiva que a bike e o trabalho coletivo proporciona”, comenta.
Atualmente, a iniciativa que renovou a parceria com o Aro e com o Galpão ZL até 2024, foi contemplado pela oitava edição do Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas da Prefeitura de São Paulo), sendo um dos 24 selecionados em 2023 para receber aporte financeiro de R$ 42.500,00 e mentorias, demonstrando a maturidade e potencial do negócio. O aporte financeiro é destinado aos empreendedores jovens de baixa renda para que transformem as suas ideias em negócios tecnológicos sustentáveis. Além disso, foi convidada para subir ao palco do Shimano Fest, maior evento de bicicleta da América Latina. Com o tema “Projetos Inclusivos e Sustentáveis”, Rogério Rai, Mobilizador de Territórios, foi o responsável por conduzir a roda de conversa. Já Everton da Silva trouxe um pouco das vivências enquanto coordenador de um negócio periférico – Ciclolog Lest, no painel sobre “Cicloturismo Urbano”.
“Hoje contamos com uma equipe formada por pessoas do próprio território, que tentam através do coletivo levantar uma renda. O projeto se tornou uma metodologia de gerar demanda e renda através da bike de forma justa e sustentável”, declarou Everton.
Como parte do projeto Viver de Bike, do Aromeiazero, o Delivery Justo contribui com iniciativas para o fortalecimento de economias locais, apoiando pequenos e médios negócios a adotarem a bicicleta como solução logística, colaborando com modelos mais dignos de trabalho com a bike.
Bicicleta conectando negócios, entregadores e clientes
As entregas ganharam status de serviço essencial durante a pandemia de Covid-19 e foram potencializadas dentro e fora dos aplicativos.
E foi pensando numa forma de promover alternativas mais transparentes, dignas e sustentáveis, além claro de valorizar o trabalho dos entregadores e entregadoras, que lançamos a campanha Delivery Justo.
São informações sobre como fazer entregas sem depender de intermediários, as vantagens de trabalhar usando a bike, dicas de segurança, e como adaptar a operação em bares, lanchonetes, restaurantes e outros pequenos negócios, diminuindo os prejuízos causados pela crise.
E mais: lançamos também dois cadastros: um para estabelecimentos interessados em adotar a entrega de bike e outro para pessoas, coletivos e cooperativas interessadas entregar.
A ideia é conectar os negócios locais com quem pedala na região, favorecendo o trabalho próximo de casa, transparente e sem taxas.
Quer saber como fazer entregas de bike com mais segurança, autonomia e gerindo melhor seu dinheiro?
Junto com o Galpão ZL, lançamos um curso online e gratuito para quem quer fazer entregas de bicicleta com mais autonomia e segurança.
Serão 6 encontros de 1 hora no Youtube que abordam temas como mecânica de bike, ciclologística, atendimento ao cliente, pedalar com segurança, rotas/GPS e gestão financeira.
Como parte do projeto Viver de Bike, do Aro, o Delivery Justo contribui para o fortalecimento de economias locais, principalmente nas periferias da cidade, apoiando pequenos e médios negócios a adotarem a bicicleta como solução logística, colaborando com modelos mais dignos de trabalho com a bike.
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