A bicicleta é uma ferramenta acessível e também o meio de transporte mais eficiente em distâncias de até 7km. Potencializando a mobilidade, a geração de renda, a logística, o lazer, a saúde, a cidadania e o direito à cidade, ela pode ser uma ferramenta estratégica na construção de um pós-pandemia mais humano, democrático. e sustentável
Nessa linha de promover o uso da bicicleta na periferia, o Itaú Unibanco lançou em 2018 junto a Tembici a Estação Bike 12 horas, única na periferia, localizada Cidade Tiradentes, distrito formado por uma grande diversidade de comércios e serviços, parques, centro culturais, escolas e tudo o que mais atende a população local e colabora para a geração de renda, logística, lazer, saúde e o direito e acesso à cidade.
Dois anos depois, para fomentar o uso da bicicleta pós pandemia, o Instituto Aromeiazero diagnosticou que há necessidade de promover ações de fomento e de informação para uso das bicicletas na Cidade Tiradentes. Diante deste contexto, a Bike-a-thon Cidade Tiradentes, promovida pelo Aro com o patrocínio do Itaú Unibanco, surge como uma maratona de inovação social para promover a mobilidade segura, a reativação dos espaços públicos e o desenvolvimento social, comunitário e econômico no bairro.
Serão pré-selecionadas 6 propostas para participar da imersão com mentorias sobre: Bicicleta e Impacto Social, Gestão de Inovação Social e Modelos de Sustentabilidade Financeira. Dentre elas, 4 receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para que sejam desenvolvidas. Todo o processo de imersão e seleção será online e o acompanhamento contará com visitas, conforme a fase da pandemia.
Podem se inscrever no edital: coletivos e grupos de pessoas físicas (representados por uma pessoa maior de 18 anos), pequenos empreendedores (MEI e ME) e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos não-governamentais de todo o Brasil. As inscrições vão até 15 de agosto e poderão ser feitas através do site da Bike-a-thon: https://www.aromeiazero.org.br/bikeathon .
Sobre o Aro
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.
Para saber mais informações, entre em contato:
Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@aromeiazero.org.br
Redes Sociais
Youtube: Aromeiazero
Instagram: Aromeiazero